Sopa cremosa de marmelo e de tomate seco



Agora que caem as primeiras [e tão desejadas] chuvas da estação, que as temperaturas começam baixar e que dia começa a dar lugar à noite cada vez mais cedo, renovam-se as vontades e os pratos leves e frescos rendem-se às refeições mais aconchegantes e substanciais. Neste capítulo, as sopas são incontornáveis! Cremes,, consommés,  caldos, de legumes, de peixe, de algas, com mais ou menos conduto, certo é que quando o tempo começa a arrefecer uma tigela de sopa fumegante conforta até a alma!
Os marmelos que repousavam na fruteira há uns dias e ainda sem destino foram a inspiração para criar esta sopa de creme aveludado e sabor exótico com um pico ligeiramente ácido.
Para além do sabor peculiar que emprestaram a este prato, os marmelos são uma excelente fruta de outono.
5 BOAS RAZÕES PARA INCLUIR O MARMELO NAS EMENTAS DE OUTONO
* É uma boa fonte de vitamina C, ácido málico, pectina e minerais, como o potássio, ferro e cobre;
* É muito eficaz também para combater estados de exaustão física e mental, assim como a anemia, e abre o apetite em crianças e adultos que não se alimentam bem;
* Pelas suas propriedades adstringentes, antissépticas, antiespasmódicas e calmantes, o marmelo ajuda em casos de dores de garganta, aftas, inflamações no estômago, diarreia e cólicas, fortalecendo o aparelho digestivo;
* A vitamina C presente no marmelo é muito útil na prevenção de constipações e gripes.
* O marmelo possui taninos, que atuam na mucosa e são anti-inflamatórios.

Caso estas não fossem já razões suficientes para experimentar esta receita, acrescentaria ainda que o resultado final foi francamente bem-sucedido.
Ao contrário daquelas sopas todo o terreno, que fazemos em grandes quantidades e que dura quase toda a semana, esta deve servida de imediato e apreciada calmamente e em boa companhia (sim, que as coisas boas devem ser partilhadas!).
MATERIA PRIMA
½ couve-flor de tamanho médio * 3 marmelos de tamanho médio * 2 cebolas tipo chalotas * 2 dentes de alho * 3 colheres de sopa de azeite * 7,5 dl de caldo de legumes caseiro * sal a gosto * pimenta a gosto [opcional]
Para o topping
4 tomates secos cortados em tirinhas finas * um punhado cebolinho picado * 4 amêndoas com pele

PASSO-A-PASSO
Descascar e cortar os marmelos e reservá-los em agua fria para que oxidem o mínimo possível. Picar as chalotas e os alhos. Lavar bem a couve-flor e separar os floretes.
Numa panela, aquecer o azeite e juntar as chalotas e os alhos picados, deixando-os estalar, em lume médio, cerca de 3 minutos. Acrescentar a couve-flor, cozinhando por mais 5 minutos.  
Juntos os marmelos cortados e cobrir com o caldo de legumes e o sal. Tapar a panela e deixar cozer em lume médio até que os marmelos estejam macios.
Transferir o preparado para um processador de alimentos e triturar até obter um creme uniforme e macio [este passo pode ser feito com uma varinha mágica, mas um bom processador de alimentos é meio caminho andado para conseguir uma textura imbatível!]
Temperar com uma pitada de pimenta, corrigir o sal se necessário e servir de imediato guarnecido com o topping de tomate seco.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!

A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado

Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final