Barrinhas energéticas de aveia e frutos secos




No meu [ainda breve] caminho para uma existência mais saudável, uma das primeiras alterações que fiz na cozinha foi substituir os alimentos industrialmente processados por alimentos mais naturais.
Aos poucos as bolachas de pacote, os bolos de pastelaria, os pacotes de batatas fritas, as barritas de cereais de compra, os pães feitos com farinha refinada, os molhos para massas, as refeições pré-confeccionadas [e por ai adiante], foram dando lugar a versões caseiras desses mesmos, nutricionalmente mais ricas e saudáveis.

Estas barrinhas de cereais foram uma das minhas primeiras [felizes] substituições. Super fáceis de preparar, versáteis e indispensáveis em qualquer despensa saudável. Perfeitas para um delicioso pequeno-almoço on-the-go, para um snack a meio da manhã ou para ganhar forças para o ginásio. Esta combinação de ingredientes, fornece energia, fibras e hidratos de carbono para uma sensação de saciedade prolongada. 



MATERIA-PRIMA

Ingredientes secos: 1 + ½ chávena de flocos de aveia bio * ½ chávena de amêndoas grosseiramente picadas * ½ chávena de avelãs grosseiramente picadas * ¼ chávena de sementes de girassol * 5 colheres de sopa de linhaça moída (opcional) * 2 colheres de sopa de proteína de cânhamo (opcional) * 1 colher de sopa de canela

Ingredientes húmidos/ligantes: 2 colheres de sopa de um adoçante natural (mel, xarope de agave, xarope de arroz, melaço, etc) * 12 tâmaras bio descaroçadas * 2 colheres de sopa de óleo de côco  

PASSO-A-PASSO

Num processador de alimentos triturar, as tâmaras até obter uma pasta homogénea.
Numa taça larga, adicionar à pasta de tâmaras os restantes ingredientes secos (*aveia *amêndoas, *avelãs *sementes de girassol *linhaça *proteína de cânhamo *canela) e envolver até a mistura começar a ter um aspecto homogéneo.
Derreter (sem ferver) o óleo de coco e o adoçante até obter uma consistência liquida. Juntar de imediato à taça dos ingredientes secos e voltar a envolver bem.
Forrar com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Verter a mistura dos cereais na forma e prensar bem para que fique uniforme e com um aspecto liso.
Levar ao forno, pré-aquecido a 160°C, cerca de 20-25 minutos (dependendo do tamanho da forma, quanto maior menos tempo necessitará, visto que as barrinhas ficarão mais baixas). Findo este tempo, o preparado deverá ter uma tonalidade dourada. Retirar a forma do forno e deixar repousar até que arrefeçam totalmente. Desenformar.
Depois de estar totalmente arrefecida, cortar em forma de barrinhas do tamanho desejado.

Duram perfeitas cerca de 10 dias, bastando somente mantê-las num recipiente hermético.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!

A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado

Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final