Gosto de mercados. Correcção: Gosto muito de mercados.


Gosto muito de mercados. Do movimento. Das pessoas. Das interacções. Da cor. E [como não podia deixar de ser] dos produtos.
Sempre gostei de mercados, feiras e praças. Desde sempre me habituei a ver os produtos frescos, diante dos meus olhos, sob o olhar atento das vendedeiras. Com o tempo (ou a falta dele) deixei cair este hábito familiar e comecei a comprar quase tudo nas grandes superfícies, onde juntamente com os produtos embalados, etiquetados e super lustrados, nos vendem a sensação ilusória de facilidade.
Felizmente a minha opção por uma alimentação saudável, natural, com o mínimo de processados possível de que já falei aqui despertou-me também outras necessidades e preocupações, nomeadamente no que respeita à sustentabilidade alimentar [para ser sincera a sustentabilidade de um modo geral é um tema que me interessa e preocupa]. Foi na procura de produtos de maior qualidade para a saúde, produzidos com recurso a métodos que respeitam o ambiente e os animais, e comercializados de um modo mais justo no que respeita à repartição da riqueza gerada, que recomecei a frequentar os mercados locais. E, do fundo do coração, não me arrependo. É, sem dúvida, um hábito que, para além de saudável, me deixa num bom mood para disfrutar do fim-de-semana. 




SETE BOAS RAZÕES PARA FAZER COMPRAS EM MERCADOS, PRAÇAS E FEIRAS LOCAIS

1. Disponibilizam fundamentalmente alimentos da época, o que significa produtos mais frescos, menos processados e de maior qualidade nutricional.
2. Normalmente nestes locais encontramos produtos de produção local, que necessitam de menos transporte, menos frio para se conservarem e menos embalagens, sendo, por conseguinte, mais amigos do ambiente.

3. Ajudam a promover a agricultura e a economia a nível local, sendo fundamentais para a manutenção de pequenas produções agrícolas, que nunca teriam dimensão suficiente para serem comercializadas em grandes cadeias de hipermercados.

4. Em muitos casos, permitem o contacto directo com os próprios produtores, o que é uma excelente oportunidade para conhecer melhor os produtos e a sua origem. É este contacto que nos transmite a confiança [fundamental] na qualidade dos produtos que estamos a consumir.

5. Potenciam a poupança e a redução do desperdício alimentar, uma vez que se compra avulso e não em quantidades pre-definas e, por norma, os preços são mais baixos.

6. Para quem tem crianças é uma forma divertida e pedagógica de as envolver na descoberta de diversas variedades de fruta e hortícolas e a experimentarem novos sabores e texturas.


7. São um óptimo pretexto para uma caminhada pelo bairro, cumprimentar os vizinhos e fazer e promover a vivência e a convivência em sociedade 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!

A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado

Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final