Combinações improváveis: Tortilhas com puré favas e pesto de poejo e manjericão





Passei muitos anos a detestar favas, sobretudo na sua forma mais corrente em Portugal: as favas com entrecosto. De repente, sem porquê, comecei a sentir-me tentada a dar uma nova oportunidade a esta leguminosa mal-amada.  

A princípio não me aventurei muito… não sabia bem como seria este reatar… E assim, meio a medo e sem grande expectativa, comecei por servi-las frias, como acompanhamento, apenas temperadas com azeite e alho fresco picado. Correu tão bem que desde então comecei a fazer alguns upgrades a esta espécie de salada. E, experiência após experiência, as favas chegaram ao lugar de prato principal!

A inspiração saiu do Basta Cheio. Os poejos e o manjericão vieram directamente do meu canteiro de aromáticas. O azeite, intenso e de produção caseira. As favas, essas, estavam congeladas desde meados de Maio, depois de uma tarde de empreitada a debulhar [dá trabalho, mas vale tão a pena…]. Pequeninas, tenras e macias, estas favas aguardavam um destino elogioso. O resultado foi surpreendente e não defraudou a expectativa dos comensais.  

MATERIA-PRIMA

2 chávenas de chá de favas (preferencialmente pequenas) * 6 rabanetes  * 75g de queijo feta (cerca de uma colher de sopa por tortilha) * 4 tortilhas de trigo BIO * 1 limão
Para o pesto
1 molho de poejos frescos * 5 folhas de manjericão (de cheiro intenso, caso contrario adicione mais 2 ou 3) * 40g de pinhões * 5 colheres de sopa de azeite * 2 dentes de alho não muito grandes * 1 limão * flor de sal

PASSO-A-PASSO

Começar por cozer as favas em água abundante cerca de 8-10 minutos ou até estarem bem tenras (vai depender do tamanho das favas a utilizar). Retirar do lume e deixar arrefecer. Quando estiverem mornas, retirar a pele e esmagá-las grosseiramente com a ajuda de um garfo.
Lavar bem os rabanetes e cortá-los em rodelas fininhas. Numa tijela, deixar as rodelas de rabanete a marinar no sumo de limão enquanto se prepara o pesto.
   
Num processador de alimentos triturar os poejos, o manjericão, os dentes de alho e os pinhões, previamente tostados (acreditem que faz toda a diferença!), até formar uma pasta. Acrescentar o azeite e o sumo de limão e voltar a triturar. Temperar com flor de sal.
Juntar o pesto ao puré de favas e envolver delicadamente para que o sabor dos poejos se funda uniformemente ao puré macio das favas. Ajustar os temperos e, se necessário, acrescentar um pouco de azeite e sumo de limão.
Servir este puré sobre as tortilhas de milho. Acrescentar as rodelas de rabanete e polvilhar com o queijo feta esfarelado.  

Nota: para facilitar usei tortilhas de compra; estas são de milho, biológicas e podem facilmente encomendar-se aqui: https://www.biocabaz.pt/web/produto/tortilha-wrap-240g-amazing/). Mas se tem uma daquelas prensas para fazer tortilhas caseiras, opte por prepará-las em casa, vale bem a pena o tempo investido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!

A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado

Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final