Quinotto fresco de abacate


Mesmo nos dias de calor, nem só de saladas vive o Homem!
Este quinotto fresco de abacate é leve, nutritivo e super saudável [a quinoa é um superalimento, cheio de propriedades benéficas para o organismo e uma das melhores opções para o consumo de hidratos de carbono complexos. Um dia, dedicar-lhe-ei por aqui toda a atenção que merece].

Mas afinal o que é um quinotto? Pois bem, na verdade um quinotto não é mais do que um jogo de palavras que sugere cozer a quinoa ao jeito do risotto, deixando-a com um aspecto cremoso. Nesta receita, e como é verão e os dias estão quentes, damos-lhe um ligeiro twist e servimo-lo frio, ligeiro e despretensioso.  


MATERIA-PRIMA

1 chávena de quinoa * 1 abacate * sumo de 1 limão * 2 pepinos baby * 2 rabanetes *2 colheres de café de sal marinho * ½ colher de café de pimenta preta (moída na hora) *1colher de chá de tomilho meio seco * 1 colher de chá de azeite virgem extra * 1 colher de café de sementes de papoila (para salpicar).

PASSO-A-PASSO
Cozer a quinoa cerca de 15 minutos em 3 chávenas de água (a proporção normal de água para cozer a quinoa é 1para 2, mas neste caso, vamos aproveitar um pouco da água da cozedura para ajudar a conferir cremosidade ao prato).
Abrir o abacate ao meio e com a ajuda de uma colher retirar a polpa (reservar o caroço para juntar à pasta pois ajuda a evitar que o abacate oxide). Num processador de alimentos triturar o abacate até obter uma pasta suave (neste passo poder-se-á dispensar o processador e esmagar o abacate com a ajuda de um garfo). Quando o abacate estiver totalmente esmagado e ligado, juntar o sumo de ½ limão, metade do sal sal e a pimenta. Incorporar os temperos mexendo suavemente. Nesta fase juntar o caroço à pasta e reservar enquanto a quinoa termina de cozer.
Assim que a quinoa estiver cozida desligar o lume e deixar repousar cerca de 5 minutos. Escorrer metade da água à quinoa e colocar num local fresco para que arrefeça um pouco.
Entretanto, cortar em rodelas finas os pepinos e os rabanetes. Numa tacinha, temperar com o sumo da outra metade do limão, o sal e o tomilho. Reservar e deixar absorver os sabores.
Com a quinoa já um pouco mais fria, juntar a pasta de abacate e incorporar bem de modo a obter uma textura cremosa.
A partir daqui é empratar. Colocar o quinotto num prato (pode ser servido numa tigela ao jeito de uma verdadeira poke bowl ). Por cima, dispor as rodelas de pepino e rabanete, a gosto. Salpicar com um fio de azeite (tem de ser mesmo um fio!!) e polvilhar com as sementes de quinoa.

Para guarnecer juntei-lhe umas folhas de rúcula selvagem, que poderão facilmente ser substituídas por espinafres ou agriões.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!

A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado

Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final