Esparguete integral com puré de beterraba assada, receitas bonitas para pessoas felizes!



Há receitas que nos enchem o prato e a memória de felicidade. Para mim, esta é claramente uma delas. 

Ainda sem saber que este dia me ficaria guardado na memória, decidi testar a receita. Parecia-me um prato perfeito para um almoço de amigas: aconchegante, bonito e em certa medida inesperado…afinal, não é todos os dias que o almoço é servido em cor-de-rosa!
Era primavera e a cor da beterraba combinava na perfeição com o dia bonito que estava. Quando a campainha tocou, já o aroma da beterraba assada pairava na minha cozinha. Para além de vontade de provar um prato diferente, a minha amiga trazia também um convite feliz! A preparação do prato fez-se então numa amálgama de risos, sorrisos, gargalhadas e abraços! Foi um dia bonito, este! E intenso quando, para mim, nada o fazia prever. Há coisas que não se explicam. Que unicamente se sentem. E são tão boas de sentir!

Quanto à receita, essa, foi amor à primeira garfada. Deliciosamente cremosa, doce e ao mesmo tempo robusta. Daqueles pratos que activam todos os sentidos. 
Hoje, é um clássico cá em casa, e mesmo quem inicialmente se mostra desconfiado, acaba por se render ao sabor!


MATERIA-PRIMA
200g de esparguete intergral * 2 beterrabas * 1 cebola média *1 chávena de chá de feijão branco cozido * 2 dentes de alho * 1/2 limão * 4 + 1 colheres de sopa de azeite  * 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico *10 metades de noz *sal * 3 raminhos de tomilho * alecrim * ½ queijo fresco de cabra

PASSO-A-PASSO
Descascar e cozer as beterrabas, partidas ao meio, por 10 minutos. Reservar metade da água da cozedura para cozer o esparguete.
Depois das beterrabas cozidas, cortá-las em pedaços e colocar sobre uma folha de papel vegetal, juntamente com a cebola partida em gomos, os alhos, o tomilho e o sal. Antes de fechar o embrulho regar com o azeite e o vinagre balsâmico. Depois do embrulho bem fechado [para que os aromas se dissipem o menos possível], levar ao forno, 25 minutos, a 180°C.
Entretanto, cozer o esparguete em água abundante [1 parte água da cozedura da beterraba e outra agua fresca] e sal.
Quando a beterraba estiver assada, verter todo o conteúdo do embrulho de papel vegetal [incluindo o liquido que se formou] num processador de alimentos, acrescentar o feijão e metade das nozes e triturar até obter uma pasta cremosa [se necessário, acrescentar um pouco da água com que cozeu o esparguete]. Temperar com o sumo do limão e 1 colher de azeite e voltar a bater 5 segundos. Juntar este puré ao esparguete já cozido e escorrido e envolver bem. Se necessário rectificar temperos.
Servir com uma colher do queijo fresco e polvilhar com as restantes nozes grosseiramente picadas com umas folhinhas de alecrim.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!

A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado

Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final