Polenta de poejo e tomate com brócolos e parmesão


À revelia do que dita o calendário, acabadas as férias, aquelas grandes com que sonhamos o ano inteiro, celebro o meu dia do recomeço, desta vez num Setembro tardio já com cheirinho a outono. Acontece o mesmo todos os anos, e não sendo oficialmente o início de um ano novo, para mim Setembro é, e sempre será, o mês do recomeço. Com as férias terminadas e energia renovada, é tempo de pôr em prática determinações e planos.

E para um recomeço em grande é fundamental nutrir o corpo e alimentar a alma e esta polenta de tomate e poejo foi, indiscutivelmente, uma opção vencedora: cremosa, reconfortante, saudável e que se prepara sem nenhuma complicação. 

A polenta, cuja base é a farinha de milho, tem um sabor suave e adocicado que nos conforta à primeira garfada. É um prato tipicamente italiano, com origem na cozinha camponesa do norte da Itália, e deve grande parte da popularidade à sua enorme versatilidade. Suficientemente neutra para poder ser combinada com inúmeros ingredientes, permite criar uma imensidão de receitas. Pode ser prato principal ou acompanhamento. Doce ou salgado. Cremosa ou consistente. Simplesmente cozida, ou ainda frita ou grelhada. Se em Portugal existem mil e uma formas de preparar bacalhau, em Itália existirão seguramente outras tantas de apresentar a polenta.  
Super aconchegante e muito nutritiva, a polenta é claramente uma das minhas escolhas de eleição quando se trata de cozinhar um bom prato de comfort food.  

MATERIA PRIMA
1 chávena de sêmola de milho bio * 1 + ½ chávenas de água * 1 chávena de caldo de legumes caseiro * 3 tomates maduros cortados em cubos pequenos [1 coração-de-boi +2 chucha] * 1 cebola média grosseiramente picada *2 pernadas de poejo * 4 colheres de sopa de azeite de boa qualidade * 200 g [aproximadamente e a gosto] de brócolos baby * [uma quantidade generosa de] lascas de parmesão * 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

PASSO-A-PASSO
Num tacho médio, pré-aquecer 3 colheres de azeite aromatizado com uma das pernadas de poejo e refogar ligeiramente 2/3 do tomate e a cebola, em lume médio cerca de 3 minutos. Acrescentar ½ chávena de água e quando voltar a levantar fervura, retirar do lume e triturar o refogado.   
Acrescentar a restante água, o caldo de legumes, os poejos e o tomate reservados. Quando o caldo voltar a ferver, juntar a sêmola de trigo e mexer bem até que esta se incorpore totalmente no caldo e comece a engrossar. Assim que a farinha começar a prender, reduzir o lume para o mínimo e deixar cozinhar cerca de 10 minutos, mexendo o preparado com frequência.
Enquanto a farinha se transforma em polenta, lavar os brócolos e salpicá-los com sal marinho [ainda molhados para que o sal pegue] e levar a grelhar numa frigideira bem quente, untada com uma colher de sopa de azeite. Quando os brócolos atingirem a consistência desejada, apagar o lume e borrifar com o vinagre balsâmico.
Assim que a farinha terminar de cozer, retirar do calor e servir de imediato, com os brócolos e o parmesão em lascas. No meu caso, muitas lascas!      


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!

A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado

Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final