Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!


Existem opiniões diversas a este respeito mas para mim o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. É a primeira comida após um período de jejum prolongado no qual o organismo recorre às reservas energéticas para obter energia para se regenerar e desempenhar funções básicas. Não tomar o pequeno-almoço é, no fundo, prolongar esse período de jejum o que faz com que o nosso corpo continue a recorrer a essas mesmas reservas para desempenhar funções que requisitam bastante mais energia, originando menor rendimento físico e cognitivo! Além do mais o pequeno-almoço determinará a ingestão calórica final que faremos ao longo do dia.

É portanto fundamental começar o dia com um pequeno-almoço completo e energético, com hidratos de carbono complexos, sobretudo cereais integrais de absorção mais lenta, com pequenas quantidades de frutos secos, sementes e fruta da época. Tão importante como os anteriores são os alimentos líquidos, como o chá verde, as infusões, o café, ou um smoothie ou um sumo de frutas, que repõem a hidratação do corpo.

Perfeitamente reconhecida e assimilada a importância desta refeição, tento sempre fazê-la em casa, calmamente, com a dedicação que o momento merece. Infelizmente nem sempre assim é. Há dias em que tudo se conjuga ao revés e o tempo é coisa que não abunda. Ainda assim, insisto em manter-me fiel à obrigatoriedade de um pequeno-almoço de qualidade.

Hoje, mais do que uma receita, o que vos trago é uma sugestão para um pequeno-almoço. Preparam-se por atacado ao fim-de-semana, e colocam-se num frasco hermético, pronto para nos socorrer nas manhãs mais caóticas. Estas bolachas de abóbora e aveia vão fazer a família feliz! 

MATERIA PRIMA
¼ de chávena de óleo de coco  * ¼  de chávena de mel * 1 + ½ chávena de aveia biológica  em flocos grossos  + ½ chávena de millet * ⅔ de chávena de sementes de abóbora * ¼ de sementes de linhaça moídas * ⅓ de chávena de passas ou arandos desidratados  * ⅔ chávena de puré de abobora assada * 1 ovo grande e biológico * 1 pitada de sal marinho

PASSO-A-PASSO
Derreter o óleo de coco com o mel.
Numa taça de tamanho médio misturar bem todos os ingredientes secos e acrescentar o puré de abóbora, o ovo a mistura de óleo de coco e mel. Mexer bem, com uma colher ou com as mãos, até que os ingredientes húmidos/líquidos se incorporem bem nos ingredientes secos.
Pré aquecer o forno a 180ºC.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal ou uma folha de silicone reutilizável.
Com uma colher medidora (cup), retirar porções da massa de cerca de 1/3 e dispor sobre o tabuleiro achatando-as ligeiramente para que adquiram a forma de bolacha.
Levar ao forno cerca de 15-20 minutos, até que estejam douradinhas. 



  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado

Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final