A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado




De há uns tempos para cá, sempre que a vida social me permite, tenho vindo a desformatar as refeições convencionais dos domingos. O pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar, são voluntária e alegremente substituídos por 2 refeições mais descontraídas. de manhã [quase já de tarde, vá...] um brunch e ao final do dia, um lanche-ajantarado [a malta mais entendida na coisa chama-lhe brinner], que lá por casa inclui, quase invariavelmente, uma sopa. Não sei se convosco também funciona desta forma, mas a mim as sopas proporcionam-me sempre uma deliciosa sensação de conforto. Este domingo, a estrela do nosso "brinner" foi uma sopa que cá por casa já é um clássico: sopa de tomate assado, um creme intenso em sabor e aveludado em textura, perfeita para os dias frios, que nos aquece até à alma e nos sabe pela vida! 



Nesta receita verdadeiramente simples, o truque está em assar previamente o tomate e o milho, aromatizados com tomilho e coentros, para que todos os sucos que se libertam durante a assadura vão parar à sopa, ao mesmo tempo que incorporamos os sabores da caramelização no forno. Este pequeno twist resulta numa complexidade de sabor extraordinária!
Não deixem de experimentar!



 
MATERIA PRIMA
1 kg de tomate maduro * 1 maçaroca de milho fresco * 2 cebolas grandes * 4 dentes de alho esmagados * 15- a 20 pés de coentros * 5 hastes de tomilho * 5 colheres de sopa de azeite  *2 colheres rasas de sobremesa de sal marinho * 1 colher de sobremesa de açúcar amarelo (opcional, apenas para controlar a acidez do tomate)  * 1lt de água filtrada

PASSO-A-PASSO
Começar por lavar e cortar em metades os tomates. Dispor os tomates numa assadeira com a polpa virada para cima. Soltar os bagos de milho da maçaroca, apoiando-a na vertical e fazendo cortes rentes longitudinalmente, e espalhar na assadeira.
Entretanto descascar os alhos, esmaga-los ligeiramente para que na assadura soltem melhor os sucos. Lavar bem as ervas aromáticas e cortá-las grosseiramente com as mãos. Colocar os alhos e as aromáticas nos espaços existentes na assadeira e salpicar com o sal marinho e regar com o azeite (reservar 1 colher do azeite)
Levar ao forno, pré-aquecido a 190ºC, cerca de 20 minutos, ou até o tomate começar a tostar.
Entretanto numa panela, refogar as cebolas cortadas em oitavos em lume alto para caramelizar ligeiramente. Assim que o tomate estiver assado, juntar todo o preparado da assadeira (incluindo os sucos que entretanto se libertaram) à cebola, acrescentar a agua e, em lume médio, deixar ferver por cerca de 2 min e está pronta a ser triturada (se necessário usar um processador de alimentos para que o tomate e as casquinhas de milho fiques bem passadas).  No final, rectificar os temperos  e está pronta a servir.
Servi com uns palitos breadstick (também funciona perfeitamente com  croûtons ou uma fatia de pão torrado)  salpicado com umas folhinhas de tomilho.

NOTA: se depois de triturada acharem que está um bocadinho acida, acrescentem uma colher de chá de açúcar para neutralizar a acidez e deixem ferver 1 ou 2 minutos.
  


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!

Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final