Alguém falou em férias?! Ou o boost de energia que preciso nesta recta final

Os [intermináveis] dias que antecedem o período das férias de verão, são sempre um momento crítico no que respeita aos níveis de energia e vitalidade. São quase sempre momentos de trabalho intenso quando tudo o que desejo são dias de descanso.
Sei que não estou sozinha nesta luta e que este estado de exaustão é comum à maioria das pessoas que conheço.
A boa notícia [para além da certeza de que as merecidas férias estão cada dia mais perto], é que existem à nossa disposição uma série de alimentos e nutrientes que nos podem ajudar a obter aquele boost de energia que vai facilitar bastante a árdua tarefa de aguentar a recta final.
Em vez de nos entupirmos de café [que na verdade produz efeito contrário a desejado em estados de fadiga intensa e prolongada], devíamos antes apostar em impulsionadores de energia naturais, que garantem resultados bem mais poderosos, consistentes e prolongados. Promover uma alimentação rica em Vitaminas C[i], B12 e B9[ii], Ferro[iii], Magnésio[iv] e Ómega3[v] poderá fazer milagres pela melhoria do nosso desempenho em momentos de maior cansaço físico e principalmente mental.

Aliados a não perder de vista (ou a ter sempre no prato):



Vitamina C
Salsa * Pimento * Agrião * Papaia * Couve-Lombarda * Couve-Portuguesa * Couve-de-Bruxelas * Couve-Roxa * Laranja * Limão * Morango * Couve-Flor * Espinafres * Framboesa * Canela em pó * Meloa * Manga* Batata-Doce

Vitamina B9
Espargos * Espinafres * Lentilhas * Grão
Vitamina B12
Levedura de Cerveja * Lentilhas * Quiabos * Salmão * Ameijoas

Ferro
Tomilho * Coentros * Gengibre * Canela * Sementes de Sésamo * Sementes de Papoila * Sementes de Chia * Pistácio * Tremoço * Avelã * Ameixa Seca * Lentilhas * Favas

Magnésio
Amêndoa * Amendoim * Avelã * Banana * Beterraba * Espinafres * Farelo

Ómega3
Sementes de Chia * Linhaça * Sementes de Cânhamo * Quinoa * Sardinha * Arenque * Salmão * Algas Marinhas * Abacate

Superalimentos como a Maca, a Spirulina e a Clorela são também poderosos aliados.  


Estes alimentos são poderosos aliados para superar o cansaço e recuperar a energia de forma saudável. São matérias-primas valiosíssimas para manter o equilíbrio e a vitalidade, preparando pratos vibrantes, cheios de sabor, cor e saúde!   
Se, tal como eu, ainda não foi de férias, escolha uma mão cheia destes "alimentos milagre" a cada dia e crie as suas receitas privilegiando, sempre que possível, a ingestão dos alimentos crus!

Eis as minhas sugestões, cujas receitas estão a chegar (as soon as possible):

Limonada de hortelã e gengibre
Pudim de Chia
Hummus de pimento
Spring rolls com molho de manga e manjericão


Referências bibliográficas:
Oliveira, G. (2015). Cozinha Vegetariana para Quem Quer Ser Saudável, Arteplural Edições (Chancela Bertrand Editora, Lda.
Straten M. e Grisggs B. (2006). Superalimentos – Coma bem para ser saudável, Dorling Kindersley – Civilização – Editores, Lda
Antunes C. (2017). 365 dias com saúde, Edições Chá das Cinco, Lda




[i] A Vitamina C é considerada a vitamina energética, por excelência, pois ajuda a combater o stress e a fadiga. Potencia a absorção do ferro pelo organismo.

[ii] Vitaminas do complexo B são também importantes pois ajudam a regenerar os tecidos e estão indicadas para as funções cerebrais. De salientar a Vitamina B12 e o ácido fólico (ou Vitamina B9), cujo défice está relacionado com estados de fadiga mental, com perda de memória, confusão e uma má velocidade de reação.

[iii] O Ferro é fundamental para as para as funções cognitivas promovendo a produção de glóbulos vermelhos no sangue, oxigenação celular e produção de energia

[iv]O Magnésio cumpre inúmeras funções no organismo salientando-se o relaxamento muscular e a saúde do sistema nervoso

[v] O Omega3 é um dos ácidos graxos essenciais (não produzido pelo organismo). Entre outras funções, fortalece o sistema imunológico, melhora o desempenho cognitivo e auxilia no tratamento da depressão.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolachas de aveia e abóbora, a solução para um pequeno-almoço express!

A sopa de tomate (assado) do meu lanche-ajantarado